sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Saiu o Subterrâneo #33!



Fechando o ano

O Subterrâneo nº 33 (em formato flyer) é a última edição do ano deste grupo de quadrinistas e chega a marca de 34 edições ininterruptas, a contar do número zero. Em 2009 completamos 5 anos de existência. Essa trajetória inclui a consolidação de personagens que fizeram sua história nas páginas do Subterrâneo. Sideralman, Franco e Piratas são os mais longevos e com mais tempo de publicação. Também passaram pelo flyer-zine Bucha, Derek e Bombado, além de pin-ups e ilustrações diversas, elaboradas pelos integrantes do grupo. Recentemente inauguramos uma seção para colaboradores: a cada edição um convidado publica um trabalho que dialoga com o visual subterrâneo.

A marca Subterrâneo também tem cinco edições em formato 15x21cm com histórias mais longas e um especial (15,5x11cm) que reune as tiras publicadas nas edições 20 a 24 (2007 e 2008). Em 2006 ganhou o Prêmio HQMIX na categoria de Melhor Fanzine. Ao longo dessa jornada várias novidades foram aparecendo, roteiristas e desenhistas são convidados a trabalhar com o universo Subterrâneo, novos personagens fizeram suas estréias: Demetrius Dante, Peludinho, Pária, Patchuli e Dr. DNA, os três primeiros ainda continuam sendo publicados. As capas sempre foram um diferencial do Subterrâneo. Todos que acompanham a publicação sabem que elas se completam e que a cada número, um dos participantes fica responsável pela arte com a obrigação de sempre "encaixá-la" dos lados, em cima ou embaixo, formando um grande painel que representa toda essa caminhada subterrânea.

Assim chegamos a esta edição, com capa de Luigi e as tiras dos personagens atuais do Subterrâneo: Demetrius Dante (Will), Piratas (Marcos Venceslau), Franco (Luigi Colafigli), Peludinho (Márcio Garcia), a colaboração de Omar Viñole e o seu Coelho Nero e uma ilustração do Boba Fett de Mansur.

O Subterrâneo flyer-zine é distribuido prioritariamente em eventos de quadrinhos e de forma gratuita, como sempre foi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário